O curso técnico em radiologia é destinado a pessoas que concluíram o ensino médio e querem ingressar rapidamente no mercado de trabalho, ou ainda, para aqueles que estão estagnados e insatisfeitos com sua vida profissional e desejam ter maiores ganhos em uma área que a empregabilidade seja garantida.

Uma pesquisa feita pela ISMA Brasil (International Stress Management Association) mostrou que 72% das pessoas entrevistadas sentem-se insatisfeitas com o trabalho. Com isso, muitas pessoas têm buscado uma profissão que lhe traga um salário melhor e horários que proporcionem, além do trabalho, tempo para investir em estudos e descanso.

O curso técnico em radiologia pode trazer diversas possibilidades na vida profissional. Se você pretende mudar de área ou está à procura do seu primeiro emprego, continue a ler este artigo:

O que é a Radiologia?

A radiologia é uma vertente da medicina, que se utiliza de exames por imagem, produzidos por aparelhos que emitem uma pequena quantidade de radiação (que não causa nenhum risco ao trabalhador nem ao paciente) para diagnósticos, controle e tratamento de doenças que pedem um pouco mais de cuidado.

Há várias áreas em que a radiologia pode ser necessária e, em todas, ela desempenham trabalho fundamental para estudos e resolução de questionamentos. São exemplos disso: a radiologia forense, ambiental, científica, metalúrgica, alimentícia, veterinária e odontológica.

Quem é o Técnico em Radiologia?

O trabalho desse profissional exige bastante atenção, pois é ele quem faz a preparação do ambiente para a realização do exame radiológico. Também faz o preparo de soluções químicas, realiza a manipulação de meios de contraste e se certifica de todas as normas referentes à radioproteção, com a finalidade de que o exame seja realizado de forma assertiva.

Exames como raio x simples, mamografia, hemodinâmica, tomografia computadorizada, densitometria óssea, ressonância magnética nuclear, e ultrassonografia, são alguns dos exemplos de exames que podem ser realizados pelo técnico. 

O que você irá aprender no curso?

O profissional que trabalha como técnico em radiologia, em boa parte das oportunidades de trabalho, irá realizar diagnósticos por imagem ou tratamentos em humanos, sendo assim, a grade curricular do curso, tem o foco principal em estudar os riscos biológicos existentes na profissão, reações, anatomia humana para o uso da radiologia, entre outros. Confira algumas matérias presentes no curso:

  • Anatomia Radiológica;
  • Medicina Nuclear;
  • Princípios físicos dos equipamentos emissores de radiação X;
  • Radiodiagnóstico;
  • Radioproteção, entre outras.

Experiência adquirida

O técnico em radiologia pode escolher entre as muitas áreas disponíveis para atuar. Assim como em empresas particulares ou em órgãos públicos, o último por meio de concursos, os horários e salários são sempre diferenciados de empregos comuns, que não exigem uma formação no processo seletivo.

No decorrer da carreira profissional, dependendo de sua escolha, o técnico realizará a aquisição de imagens médicas ou a realização de atividades que consistem na utilização de radiação ionizante, como na medicina nuclear. Também poderá atuar na averiguação de inquéritos policiais ainda não concluídos, entre outros.

Para exercer o trabalho como técnico em radiologia, é necessário que seja feito um registro profissional fornecido Conselho Regional de Técnicos em Radiologia (CRTR). É necessário a atenção, pois cada Estado possui um conselho específico e o estudante deve fazer seu registro no Estado em que deseja atuar.

O documento, de acordo com a Lei 7394/85, dá ao técnico a permissão para atuar nas seguintes modalidades: radiodiagnóstico, radioterapia, medicina nuclear e radiologia industrial.

É uma profissão que se encontra em alta?

Muitos estudantes tem dúvidas sobre o nível de empregabilidade do curso técnico em radiologia, assim, as principais perguntas que surgem são: “Tem emprego nessa área?”; “Vale a pena?”; “O salário é realmente bom?”. A resposta é sim!

Como consequência da pandemia mundial da COVID-19, os exames de radiodiagnóstico se tornaram grandes aliados ao tratamento da doença. A demanda por exames que exijam o diagnóstico por imagem fez com que a procura por esses profissionais aumentasse em grandes proporções, segundo o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CNTER) houve um aumento de procura por essa profissão de 73,2% logo no primeiro semestre de 2020.

Logo, além da grande procura, a radiologia é uma profissão que lhe permite atuar em horários alternados e, com isso, você poderá trabalhar em mais de um lugar, o que possibilitará ganhos mensais maiores.