A indústria mundial é marcada não só pela produção em massa como em países como EUA que são a maior potência econômica global, mas também são as principais fontes de acidente de trabalho. Nos últimos anos a contratação por técnicos em segurança do trabalho tem se tornado ainda maior para reduzir esses casos de acidentes de trabalho.
Técnicos em segurança do trabalho são encarregados de conscientizar e informar esses trabalhadores. Dentre muitas das ferramentas que o técnico pode usar para levar informação a esses trabalhadores temos a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
O que é a CIPA na segurança no trabalho?
A comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) hoje regulada pela NR-5 é a constituição de um grupo de funcionários de uma empresa que são voluntários encarregados de promover a saúde e conscientização dos colegas de trabalho.
De forma resumida, representantes e colaboradores da empresa formam uma comissão em que são trabalhadas campanhas de prevenção em saúde, conscientização e fiscalização para um trabalho mais seguro. Em casos de empresas de grande porte enfermeiros também fazem parte dessa equipe.
Para que serve a CIPA na segurança do trabalho?
Como já falado a CIPA é uma campanha de saúde e prevenção de acidentes. Detalhando mais um pouco podemos dizer que suas atribuições são: inspeções, revisões de procedimentos de segurança, verificação da utilização de EPI’s, promoção de eventos voltados à saúde e segurança no trabalho e auditoria internas de segurança.
As mudanças de cargo, contratações e demissões ocasionam na mudança de funcionários de cargos sendo necessária a adaptação de ambiente para cada pessoa, a partir disso a CIPA também atua na verificação da ergonomia no ambiente de trabalho afim de evitar lesões ao empregado.
Verificação de itens para o combate a possíveis incêndios como posicionamento e preservação dos institores e brigadistas são parte do trabalho desenvolvido pela CIPA.
Planos para o combate de acidente de trabalho são adaptados conforme a onda de casos mais recorrente em meio a sociedade, por exemplo, atualmente boa parte dos problemas com o trabalho e até mesmo com a vida pessoal tem sido psicológico.
A saúde mental do trabalhador tem entrado como pauta dentro das empresas, situações de stress extremo, sobrecarga de trabalho, assédio moral, pressão, bullying, preconceito, sentimento de insuficiência e até mesmo depressão, podem ser desenvolvidos no ambiente de trabalho devido a convivência social tóxica ou trabalho excessivo.
Todas as empresas são obrigadas a ter CIPA?
De acordo com a lei, sim. Entretanto a CIPA é de obrigatoriedade apenas a empresas que possuem mais de 20 colaboradores em seu quadro de funcionários. Outras empresas que possuem um número menor de trabalhadores devem eleger apenas um em específico para que desenvolva as ações da CIPA.
Benefícios da CIPA
O principal benefício ao se ter a CIPA integrada a empresa é sem sombra de dúvidas a prevenção de acidentes. Uma empresa que possui índice baixo de acidentes de trabalho além de não comprometer com o bem estar do colaborador ainda mantem a produtividade constante e evita gastos com o afastamento do trabalhador acidentado.
As condições de trabalho também são um ponto importante e sempre indispensável, a CIPA atua necessariamente para que o ambiente de trabalho esteja sempre adequado e seguro e isso não pode ser visto apenas como algo positivo para a produtividade da empresa como também para o colaborador que dedica a maior parte do seu dia ao trabalho.
Melhores resultados em relação a imagem da empresa pode ser outro ponto a ser citado. Empresas em que é muito comum o fluxo de pedidos de demissões, processos jurídicos de empregado contra empregador tem como caraterística, relações ruins dentre os colaboradores, baixa credibilidade, fornecimento de serviço de baixa qualidade e pouca credibilidade.
Contudo, considerando os elevados números de acidentes de trabalho recorrentes no Brasil é importante que empresas priorizem a segurança do colaborador, o trabalho seguro garante não somente a saúde do trabalhador como evita possíveis gastos a empresa.