As vias para se obter laudos precisos na medicina evoluíram gradativamente com o avanço da tecnologia.
A radiologia está a séculos presente na medicina, porém, para sua época ela foi uma revolução e desde então trouxe apenas benefícios.
Assim como tudo que é inventado e testado, a radiologia também passou e ainda passa por suas fases e evoluções na busca do melhor resultado possível.
Por muitos anos a radiologia convencional salvou vidas e melhorou consideravelmente a qualidade de vida da população já que seu diagnostico é mais preciso na constatação de fraturas ou enfermos que necessitam de tratamento especializado.
Entretanto, a radiologia convencional atualmente é um procedimento ultrapassado, mas ainda sim útil. Novos métodos de se fazer exames por imagem surgem com o passar dos anos e agora temos a radiologia digital.
Se você ainda não conhece a radiologia digital e seus benefícios continue a leitura!
O que é a radiologia digital?
Nos últimos anos a tecnologia evoluiu de forma exorbitante, um grande exemplo que podemos dar são os celulares que cada dia mais se aproximam dos computadores e resumem várias funções em um único aparelho portátil.
Na medicina podemos ver os mesmos avanços, mas dentro de suas necessidades, visto que, existem diversos tipos de casos de doenças que exigem, ou não, mais precisão no diagnostico e menos tempo de espera para conclusão do exame.
A radiologia digital então é uma evolução da radiologia convencional.
Na radiologia convencional usa-se no processo de armazenamento do exame filmes radiológicos que enviam imagens captadas durante o processo de raio-x para o computador, esses filmes são revelados em salas com baixa iluminação e com mistura de reagentes químicos. Esse processo pode demorar vários dias para ser concluído, e dependendo do caso do paciente o tempo pode ser um grande inimigo.
Já na radiologia digital são usados equipamentos extremamente avançados com detectores digitais que podem fazer a captura imediata direta ou indireta, essas imagens diferentemente da radiologia convencional podem ser captadas em questão de minutos e imediatamente armazenadas em computadores e rapidamente visualizadas.
Radiologia digital vs convencional
Como já citado acima podemos ver alguns pontos que mostram o quanto a radiologia digital está à frente do seu tempo e faz com que a convencional se torne uma opção menos viável.
Podemos citar a radiologia digital melhor nos seguintes aspectos:
– Armazenamento de dados;
– Arquivo totalmente digital;
– Geração, processamento, arquivamento e apresentação da imagem.
A princípio o método de armazenamento de dados não parece algo tão vantajoso para pessoas mais leigas no assunto. Mas podemos analisar de outro ângulo.
Na radiologia convencional os exames são armazenados em filmes radiológicos em que nem sempre saem em boa qualidade, são de difícil alteração para ter melhores formas de estudo e a questão do tempo sempre será um problema.
O fato de a radiologia digital salvar dados do exame realizado diretamente no computador e imediatamente poder ser visualizado trás a liberdade ao medico especialista de poder dar zoom na imagem, girar em outros ângulos e inverter cores.
O armazenamento em computadores ainda torna mais simplificada a forma de guardar esses exames, sendo um arquivo mais leve que não é físico e que tem maior mobilidade sendo possível o acesso não só em computadores, mas também em tablets e celulares, substituindo assim a armazenagem física e a exigência de copia do exame sem riscos de perder o original.
Quais os exames que podem ser feitos com a radiologia digital?
A radiologia no geral, não somente a digital, abrange boa parte da medicina. Tratamentos e exames específicos como tomografia computadorizada, ressonância magnética, mamografia, densitometria óssea e medicina nuclear, são procedimentos que somente a radiologia pode lidar.
A radiologia digital podendo ser usada para investigação e monitoramento da saúde de órgãos, músculos e tecidos. Dentre os exames que podem ser feitos pela radiologia digital temos os:
- Gastrografia.
- Colonografia.
- Angiotomografia coronária.
- Cintilografia.
- PET/CT.
- Ecografia tridimensional.
- Ecodopler e ultrassonografia.
O técnico em radiologia pode trabalhar com radiologia digital?
Uma vez que o técnico em radiologia é habilitado a desenvolver atividades técnicas e científicas na área da saúde. Tem conhecimento para operar equipamentos de radiologia geral, radiologia digital, mamografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, atendendo a pacientes, além de também atuar na área de processamento de imagens, administração de serviços radiológicos e gestão de qualidade.
O curso técnico em radiologia engloba diversas áreas em relação anatomia humana, patologias e administração de equipamentos.
Contudo, a resposta é SIM! O técnico em radiologia não só pode como deve ser um profissional que saiba trabalhar tanto com a radiologia convencional quanto com a radiologia digital, o mercado de trabalho cresce de acordo com todo e qualquer tipo de avanço, sejam eles tecnológico, educacional e etc.
Não perca tempo! O Genotec educacional está com descontos especiais nesse final de ano para que você comece 2021 dando um up na sua carreira profissional. Recomece e venha estudar com a gente!