O novembro azul é uma campanha de conscientização anual para a prevenção do cancêr de prostrata e cuidado a saúde do homem. O cancêr de prostata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O público masculino ainda carrega consigo o tabu de não ter o costume de fazer consultas regulares e exames de checagem, mas o principal preconceito está no exame de toque no qual é o mais eficaz para diagnostico precoce do cancêr de prostata.

A seguir, vamos falar mais sobre o que é o cancêr de prostata, como é feita a campanha para conscientização e os cuidados para prevenir o surgimento da doença:

Novembro azul: O que é o cancêr de prostata?

A prostata é uma pequena glândula do tamanho de uma noz que produz o líquido seminal. Ela se localiza na parte baixa do abdômen e é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.

O cancêr de prostata então é a multiplicação descontrolada das células da próstata, dando origem a um tumor maligno. A doença é uma das mais comuns atualmente segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente para 2020 são esperados 65.840 novos casos.

Fatores de risco:

  • histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
  • raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
  • Obesidade.

Sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

  • dor óssea;
  • dores ao urinar;
  • vontade de urinar com frequência;
  • presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

O que é o novembro azul?

 

Muito se fala sobre novembro azul, outubro rosa e etc. As campanhas de conscientização para prevenção de doenças graves como o cancer de mama e o cancer de prostrata trazem informação e incentivam pessoas a fazer o exame de toque como no caso dos homens.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 75% dos casos de câncer de próstata no mundo todo acontecem em homens a partir dos 65 anos, o que faz desse tipo de tumor uma doença essencialmente da terceira idade. Observando que não é nada comum para homens mais velhos fazer exames rotineiros, o exame de toque para pessoas leigas passam a se tornar um pesadelo.

A simplificação e normatização das informações sobre o exame que ainda é visto como um inimigo ao público masculino, contribuem para a redução por mortes causadas pela doença. O diagnótico precoce é a melhor alternativa para se ter maiores chances de cura.

Na campanha do novembro azul também são realizadas ações para cuidados com a saúde do homem como alimentação, pratica de exercicios e claro criar o hábito de fazer exames.

Prevenção e tratamento:

Como já dito, o exame de toque é fundamental para um diagnóstico precoce e aumenta as chances do paciente se curar. Algumas pessoas não apresentam sintomas mas podem já ter desenvolvido a doença e pela falta do exame o quadro acaba se tornando cada vez mais grave. É necessária consulta com urologista principalmente se ouver casos na família, o médico que irá avaliar inicialmente e preescrever os exames iniciais necessários para acompanhamento.

Em casos de diagnostico de cancêr de prostata será necessária a realização de exames como biopscias e ultrasons retais. A indicação de cada procedimento dependera da situação de cada paciente de acordo com a sua saúde e devera apenas única e exclusivamente ser passada por um médico especializado e que fará todo o acompanhamento necessário.

Algumas atitudes para se prevenir o cancêr de prostrata

  • Manter uma alimentação saudável;
  • Praticar atividades físicas;
  • Evitar o consumo de tabaco e bebidas alcoólicas;
  • Evitar o sobrepeso e a obesidade;
  • Manter em dias os exames de rotina (a frequência e o tipo de exame a ser realizado variam conforme a idade);
  • Manter um comportamento sexual seguro;
  • Participar de atividade culturais e esportivas;
  • Realizar atividades ao ar livre, como caminhadas;

 

O Genotec Educacional se solidariza e apoia esta causa!