A Enfermagem Offshore apesar de pouco falada é uma das profissões em que o trabalho do enfermeiro é indispensável.

Muito comum associarmos o enfermeiro(a) a profissionais que trabalham apenas em hospitais, mas a realidade dessa profissão vai muito além e suas opções são bastante variadas.

Dentre áreas que um enfermeiro(a) pode atuar como em clinicas, unidades de saúde, centros de reabilitação, home care entre outros, podemos ir um pouco mais além e sair do estereótipo comum buscando funções ao enfermeiro em lugares que dificilmente associaríamos com o trabalho desse profissional.

Vamos falar um pouco mais a seguir…

Enfermagem Offshore

A Enfermagem Offshore é a assistência em saúde prestada nas plataformas de extração de petróleo e gás natural. Essas plataformas se localizam em alto mar e apesar de ser o tipo trabalho que não vemos todos os dias, é um emprego de extremo risco para quem trabalha nessas condições.

A assistência do enfermeiro nessas plataformas vai desde o atendimento emergencial até o tratamento de doenças. Por ser um local afastado e um trabalho de periculosidade alta, esses trabalhadores necessitam de um atendimento especializado 24h e é nesse momento que o enfermeiro se destaca.

Apesar de ser um trabalho que não possui uma frequência de atendimento como em hospitais públicos por exemplo, é fundamental que o enfermeiro seja uma pessoa com agilidade no atendimento, visto que, a vida desses trabalhadores depende de como o enfermeiro saberá administrar tempo com o socorro prestado.

É indispensável também que o enfermeiro sempre tome frente na tomada de decisões em relação a qualquer vitima de acidente, alguns acidentes de trabalho pedem que seja feita uma avaliação, afastamento ou ate mesmo cirurgia no trabalhador o que torna necessário o transporte do paciente que no caso é por via aérea ou marítima.

Qual a formação necessária para o enfermeiro offshore

A formação exigida para trabalhar como Enfermeiro Offshore pede como base o curso em enfermagem, seja ele em bacharelado ou cursos técnicos que tenham certificado que comprovem a formação do aluno na área.

Curso técnico de Enfermagem como o oferecido pelo Genotec Educacional possui duração de 18 meses e pode ser uma ótima alternativa pra quem tem interesse na área da saúde e deseja atuar como Enfermeiro Offshore o mais rápido possível.

Mas como se trata de um trabalho diferenciado do que é exercido em hospitais, são exigidas algumas especializações que todo enfermeiro Offshore deve ter como:

CBSP (Curso Básico de Sobrevivência em Plataforma) – Este curso é o mais rápido e tem duração de uma semana. É obrigatório, e compreende as noções como os de primeiros socorros e sobrevivência em alto.

ITLS (Suporte à Vida em Situações de Trauma) – Este é o mais importante. Nele há certificado internacional que é uma exigência feita pelas empresas para todos os profissionais da área de saúde de nível superior e que vão trabalhar em alto mar.

HUET (Treinamento para Escape de Aeronave Submersa, sigla em inglês) – É um curso importante, pois o transporte para as plataformas é feito através dos helicópteros, mas não tem tanto peso como os outros dois cursos.

Esses cursos são decisivos na contratação do profissional em uma área que é bastante concorrida e que exige alta capacitação.

Jornada de trabalho

A jornada de trabalho normalmente possui duas opções, sendo elas 14 X 14 (14 dias embarcado e 14 dias de folga) e escala 14 X 21 (14 dias embarcado e 21 dias de folga). Os profissionais são regidos pelas normas que regulam a atividade petrolífera e pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Remuneração

Segundo sites como Glassdoor que são responsáveis por disponibilização de vagas e entrevistas de emprego, os ganhos de um enfermeiro Offshore estão entre 6 e 14 mil + gratificações. O salário depende de cada empresa.

Por apresentar salários altos e gratificações atrativas o cargo de enfermeiro Offshore é bastante concorrido, a formação do profissional tem peso excludente no processo seletivo e é decisivo na contratação.